Finalmente chegou o dia em que vos vou falar do meu (novo) projecto! Não é novo porque já estou a trabalhar nele há algum tempo. É novo porque comecei hoje (não comecei hoje. Já foi há uns dias. Mas há sempre coisas a fazer!) a apostar nele como um trabalho real.
Foram muitas as que me viram a falar do mestrado. Foram muitas as vezes que viram os meus momentos de felicidade extrema pelo projecto que estava a desenvolver e muitas as vezes que viram os meus momentos de desespero por nunca mais acabar (e por me ter tirado as férias de Verão). Agora mostro-vos parte deste trabalho (a vocês e espero que a muita gente - preciso da vossa ajuda, se gostarem!) porque decidi continuar a apostar neste projecto. E aqui vai.
As Mãos de Lisboa foi realmente um projecto que me deu IMENSO gozo fazer (quando digo imenso digo que em Maio mudei o tema - que antes estava relacionado com revistas - e que fiz mais em 2 semanas com este do que em meses com o outro). E no que é que consiste? Consiste em mostrar as pessoas que, em Lisboa, ainda usam as mãos como principal ferramenta de trabalho e que de certa forma contribuem para que a trabalho manual continue, numa cidade já tão industrializada. Quer sejam profissões mais antigas, que sejam profissões modernas ou até profissões modernizadas (com modernizadas digo profissões antigas com um toque mais actual). Consiste em mostrar estas pessoas, as suas mãos, os seus espaços de trabalho.
Este projecto foi feito a pensar num livro (que existe!). Este livro foi feito a pensar numa futura publicação, "à séria". Entretanto, como quero ver o feedback, como quer dar a conhecer este meu trabalho, decidi apostar primeiro num site em que mostro algumas das fotografias que tirei durante o Verão e algumas das fotografias que estou a tirar agora. Porque quero continuar e quero que as pessoas se apercebam da quantidade de pessoas "escondidas" que há por Lisboa, a trabalhar à mão. A usar as ferramentas como uma continuação da mão. Nada de grandes produções, nada de grande trabalho industrial.
Deixo-vos uma das fotografias que já podem ver (ainda só lá está um artesão porque hoje é, digamos, o lançamento do site). Espero que gostem e que vão seguindo. E, claro, dêm-me o vossos feedback, sugestões... ajudem-me nisto!




Obrigada!!

8 comentários:

Unknown disse...

Muitos parabens!
Pelo interesse do projeto, pela originalidade e pela perspetiva com que o captas!!!

Joana disse...

Gosto muito da ideia :)

S. disse...

adorei a ideia, o trabalho, o projecto...espectacular, tens o meu apoio!
Boa sorte!
S.
www.acozybox.blogspot.com

Sílvia Oliveira disse...

Excelente ideia, boa sorte com o projecto :)

Vanessa disse...

Oh Ana, que máximo!! amei a ideia, acho um contributo fantástico para os pequenos artesãos, para os grandes, para todos aqueles que nos presenteiam com as suas artes! boa sorte para esta nova etapa!
beijinhos

Kate disse...

Acho que é uma óptima ideia! Promover aquilo que de mais "tradicional" ainda temos por Lisboa...gosto!:)**

Mafalda Beirão disse...

Parabéns Ana! :D
Acho este projecto um máximo e super bem pensado. E vai ter imenso sucesso vais ver! :D *

Cate disse...

Que engraçado, hoje por acaso cheguei à página do facebook, fui visitar o site e achei um projecto interessantíssimo. Agora chego aqui e percebo que tu - autora de um dos blogs que gosto mais de seguir - és responsável por ele. Muitos parabéns, keep up the good work! :)