SURPRISE ME | Bye 2011. Hi 2012.

Chegámos ao último dia do ano 2011. O balanço? Nem sei bem! Mas podia ter sido O meu ano. Tanto tive dos melhores momentos como dos piores. Foi um ano de aprendizagem e crescimento intensivo (tanto "escolar" como pessoal), foi um ano de algumas loucuras, foi (mais) um ano de família, foi um ano de amigas. Foi um ano em que enfrentei muitos dos meus medos e tive mesmo que me desenvencilhar sozinha. Algumas coisas consegui, com sucesso, outras ainda estão em processo. E por isso acho que 2012 vai ser bom! Mas difícil. Porque este processo ainda vai dar luta, mas há-de ficar mais fácil (e sabe-se lá o que o futuro reserva). Porque vou, pela primeira vez, entrar no mercado de trabalho. Cá dentro ou lá fora. Queria tentar integrar num projecto mas já não fui a tempo. Por isso vai ser um ano de luta para conseguir um bom lugar. Só que, lá está, tanto pode ser cá como num outro país.
Em 2011 "perdi" uma pessoa que me foi muito, mas mesmo MUITO importante. Em 2011 trabalhei que nem uma louca - e agora, olhando para trás e para o resultado, ainda bem! - mas o meu período de férias foi péssimo (acho que foi por isso que gostei tanto desta semaninha no Algarve). Em 2011 fui a um casamento que ADOREI. Em 2011 fui ao SBSR e ADOREI. Em 2011 não fui ver os Coldplay e ainda me arrependo. Em 2011 não tive, pela primeira vez, Verão. Em 2011 experimentei um bocadinho do que é viver mais ou menos com alguém (e sim, adorei). Em 2011 fiz planos mais sérios, mais reais, que afinal não se vão concretizar. E por isso acho que, de certa forma, vou deixar de fazer planos. Tenho ideias, tenho coisas que gostava de fazer. Mas planos tipo "vai ser isto assim, assim e assim" acabaram.
Cada vez mais acredito que o caminho já está traçado. Todas as decisões (nossas ou dos outros), correctas ou erradas, já têm em conta, inconscientemente, esse caminho. Quando acabei a licenciatura tive 3 ou 4 opções. Acabei por escolher uma que me ocupou dois anos. No segundo ano do mestrado achei que precisava de um complemento técnico e fui para a etic. E, nas duas situações, andei meio desesperada porque não sabia se queria, se não queria. Se devia ir trabalhar primeiro, se devia arriscar. Se devia sair de casa - mas para isso tinha que trabalhar - ou se devia acabar tudo e pensar nisso depois. Escolhi o que escolhi e só agora é que vou saber se me serviu para alguma coisa. Aliás, disso não tenho dúvidas. Aprendi muito.
Vendo bem, 2011 foi um ano bom. Cresci tanto! Se conseguisse medir o meu crescimento, acho que do meu 1.60m tinha crescido para 1.87m.
Passei por momentos mesmo, mas mesmo difíceis. Momentos que nunca pensei conseguir superar... e superei. E isso é bom. Eu acredito que, se tiverem que acontecer, as segundas oportunidades existem. Se não, pelo menos sei que não foi por mim. Eu não sou desistente. Posso pensar nisso, posso quebrar. Mas não sou desistente. Mantenho-me na minha, focada no objectivo, com mais ou menos stress, com algumas recaídas. Se tem que ser feito, faz-se. Se tem que se passar por isto ou aquilo, passa-se. Se tem que se mostrar, mostra-se. Se tem que se aguentar, aguenta-se.
Dito isto (a quem leu tudo). Não vou fazer planos para 2012. Só quero ser feliz. Eu e as pessoas de quem gosto!! Por isso, um bom ano para toda a gente! Divirtam-se! E até p'ró ano! Obrigada!

5 comentários:

sara disse...

e um óptimo ano novo, que bem mereces!!

marília gonçalves disse...

eu li tudo e digo-te que fazer planos dá sempre tudo errado, eu falo por experiência própria e quando faço planos corre tudo uma porcaria! por isso pensa no hoje e no amanhã, no futuro não, a vida leva-nos, como ela quer, bom 2012 baby :)

Unknown disse...

Podia escrever exatamente como tu sobre a motivacao que nos conduz e a aversao a desistir!!! Em parte tb acho que o universo nos deixou uma ou duas coisas muito boas reservadas. As outras? Trabalhar para elas! Seja trabalhar literalmente por objetivos concretos, seja trabalhar todos os dias por um sorriso na cara e um espirito de guerreira!!!
Feliz ano novo Ana!!!!
Beijinhos

Joana disse...

Eu, apesar de saber que nem sempre corre como queremos, gosto (e faço questão!) de fazer planos.
Sempre gostei e gosto da retrospectiva que um plano me obriga a fazer :) Bom anooo!

maria disse...

bom ano querida!
identifico-me com essas tuas palavras.
<3