Segundos nomes

Não consigo entender porque é que em locais relacionados com a saúde, como hospitais, centros de saúde, dentistas (entre outros) tratam SEMPRE as pessoas ou só pelo segundo nome ou pelo primeiro E segundo nomes. Não percebo!
Ontem estive no hospital (não é nada de grave, é só uma virose que me deu 800 mil sintomas, e há-de passar, um dia) e decidiram tratar-me o tempo todo pelo segundo nome. Vou exemplificar. Imaginem que o meu segundo nome era Cristina (para quem conhece o meu segundo nome, nada de tecer comentários manhosos ou de revelar o tal nome). Então foi o tempo todo "Ana Cristina (e apelidos) ao atendimento geral, à sala de enfermagem", "Então Cristina, o que é que sente?", "Cristina, vá tirar isto e aquilo para o raio-x", "Ana Cristina, não gosta de tirar sangue? Vai ver que não custa nada"... E eu furiosa! Ainda por cima, a senhora que me fez a análise do sangue tinha o mesmo nome que eu (o primeiro e o segundo) e, enquanto eu olhava para todos os lados menos para a seringa, revelou-me que não gostava nada do segundo nome! Mas mesmo assim insistiu em chamar-me Ana "Cristina"!!!!!
Se eu quisesse que me tratassem pelo segundo nome, eu avisava! Porque não tratarem pelo primeiro e último! Mas pronto, fora isso e muito mais importante, foram todos muito simpáticos e trataram muito bem de mim:)

1 comentário:

RC disse...

Eu costumava ter essa frustração com o meu primeiro nome... odiava quando me chamavam Maria Rute... Deixa lá Ana "qualquer coisa", isso passa! Beijossssssssssssss